domingo, 25 de outubro de 2009

Cordão umbilical.



Há tempos tenho vontade de escrever sobre esse MULHERÃO aí: minha mãe! Bom, ela é baixinha, não é e nunca fez o estereótipo de "mulher gostosona", mas é um MULHERÃO, sim, simplesmente por ser minha mãe! Na verdade, se eu contar a história dela pra vocês (o pouco que sei!), o teclado dos PCs aí vão ser encharcados por lágrimas e talvez não funcionem mais! HAHAHA!
Maria Raimunda Sousa dos Santos nasceu no dia 06 de junho de 1964 (45 anos até "enxutinhos"!), em Tutóia do Maranhão. Teve três irmãos e levava uma vida simples com os pais, no interior do estado. Sempre foi uma menina tímida (dizendo a minha avó ¬¬'), mas muito obediente e boa aluna na escola.
A boa aluna e boa filha, buscando melhoria de vida com os pais e irmãos, mudou-se para São Luís e, finalmente, Imperatriz (É aqui que começa a minha história de vida!). Junto às irmãs, Maria Raimunda arrumou emprego de secretária em algumas lojinhas da cidade e, logo, arrumou um namorado.
José Ivan Pereira dos Santos (meu pai! Hoje POPULARMENTE conhecido em Imperatriz como "o perito da Rua 7" ou, para os íntimos, O CAFAJESTE! ^^) foi o primeiro namorado de minha mãe. Namoraram seis meses e, depois de algumas briguinhas e mal estar, descobriram que esperavam um lindo bebê (Olha eu chegando, minha gente!).
Bom, meu pai - como era de se esperar - propôs aborto (dizem que minha mãe tentou), mas nada deu certo. A TEIMOSA aqui veio assim mesmo! Minha mãe sempre estudou na mesma sala de meu pai (me parece que se conheceram na escola!), mas com a gravidez foi obrigada a largar os estudos, pra que ele estudasse.
O tempo passou, meu pai terminou os estudos: formou-se em Engenharia Civil e, posteriormente, em Matemática. Minha mãe, no entanto, perdeu o ensino médio, e ganhou
mais duas "barrigas": chegaram Jacqueline e Pedro (meus irmãos!). E pra nos criar, muito sofrimento! Principalmente porque meu pai nunca reconheceu o quanto ela o ajudou e também porque ela praticamente recusou ajuda da família (sempre muito orgulhosa hein, mãe?).
Aos 17 eu terminei o ensino médio, aos 18 passei pra Letras. Hoje sou professora! Meu irmão termina História e faz Agronomia, minha irmã estuda Biologia. MINHA MÃE FAZ PEDAGOGIA! Demorou, mas chegou! Aos 46 anos de idade ela dá os primeiros passos para uma mudança radical de vida e, mesmo que eu nunca tenho dito isso a ela, me sinto orgulhosa de ver a minha PRIMEIRA PROFESSORA (aprendi a ler aos 5 anos de idade com minha mãe!) estudando!
Por mais diferentes que sejamos eu e ela, por mais brigas que já tenhamos tido, por mais rebeldia que eu tenha apresentado na adolescência e ainda que um dia eu vá embora pra outro estado ou país (Ah, se fosse outro país! XD), nosso cordão umbilical nunca será rompido! Ele vai ultrapassar os oceanos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Dona Maria Raimunda, mulher sofrida, orgulhosa, teimosa, tímida rs, mas guerreira e vencedora! Meus parabéns pela mãezona! Meu santo bate com o dela! Adoro!

Anônimo disse...

Interessante e história da sua mãe, quisera eu que a minha também desse a volta por cima, mas ela parece travada nesse papel.