terça-feira, 8 de julho de 2008

"Sem religião: um bixo!"



Por muito tempo (muito tempo mesmo!), fui obrigada a levar uma vida "guiada" pela igreja protestante! Meus avós, assim que resolveram ir para o grupo dos "crentes", carregaram todo mundo... Na época eu era um bebê, mas ali começava a minha vida de menina "evangélica". Eu, minha mãe e meus irmãos (meu pai só queria saber de livros e vestibulares!) fizemos um "tour" pelas várias denominações protestantes.
Na Adventista, minha mãe não gostou do lance de não trabalhar no sábado; na Assembléia de Deus, não nos agradou o jeito de se vestir dos "irmãos"(e aquela de deixar o cabelo crescer não ia dar certo no meu cabelo pixaim! hahahahaha!); na Batista Renovada e na Casa da Bênção, havia as tais "línguas dos anjos" (que a gente não entendia e eles não ofereciam cursos! ^^), além do pessoal que caía no chão por estarem possessos (eu gosto de filmes de terror, mas ver essas coisas assim bem de pertinho não é legal ¬¬').
Em uma bela manhã de domingo, morando em São Luís (Ilha do Amor), eu e minha mãe vínhamos da feira e, sem "querer querendo" (É! Eu ainda assisto o Chaves, quando lembro! XD), conhecemos a Cristã Evangélica da AICEB (Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil). Visitamos e nos apaixonamos! Era ali o nosso lugar, pois aquela denominação tinha tudo o que queríamos e de lá estava fora tudo o que não aceitávamos. Na época eu não entendia muito de religião, igreja (eu tinha nove anos), mas tava contente com as músicas bonitinhas que cantavam lá! (Adoro cantar!)
Por mais de dez anos, estivemos ali. Eu cresci! Da sala das crianças (que corresponderia ao catecismo, da Igreja Católica), fui para o grupo de Cadetes (uma espécie de escoteiros, que era voltado para adolescentes com idade entre 11 e 15). A verdade é que, por mais que eu adorasse as companhias e os eventos dos tempos de "evangélica" (principalmente os musicais!), eu nunca estive ali de coração... Fazia tudo como um robô faz: mecanicamente e porque alguém me controlava! Leitura da Bíblia? Umas duas vezes! Só não digo que li as "Sagradas Escrituras" por completo porque não tive contato ainda com os livros que estão na Bíblia Católica (quem sabe um dia...^^).
Bom, entre leituras bíblicas, músicas e estudos, eu fui crescendo e vendo o quanto eu me sentia deslocada ali. Por muito tempo frequentei a "casa de Deus" por amizade apenas, para estar perto de pessoas que me eram importantes. As amigas, todas, saíram da igreja e, com isso, eu acabei saindo também. E por incrível que pareça, me sinto mais leve e livre agora... Me senti presa por muito tempo!
Agora, vamos à parte que interessa nesse post: EU NÃO SOU ATÉIA! Muitos alunos já acharam isso, em função das brincadeirinhas que faço com versículos bíblicos ¬¬', mas eu GARANTO que acredito em Deus! Sei que existe um ser maior, espiritual, que criou tudo e guia o mundo... Agora, se esse "Ser" é Javé, Jeová, João ou José, sei não... O motivo desse post é o fato de uma pessoa muito especial pra mim ter dito que "uma pessoa sem religião é uma bixo". Não acho necessariamente que para acreditar em Deus seja necessário frequentar uma "casa religiosa"... Acho que VIVER DEUS está muito relacionado ao que dizemos, ao que fazemos no dia-a-dia, por nós e outras pessoas! Acreditar e viver Deus é fazer o bem, sempre!
Acredito em Deus,sim! Não sou dos melhores seres humanos, mas sou legal! ^^ (Nem matei niguém ainda! HAHAHAHAHA!)Mas se pessoas sem religião são mesmo consideradas como bixos, eu sou bixo! E é o BIXO DA GOIABA porque tem um povo acolá que gosta muito do suco dessa fruta! ^^ Cuidado, que eu posso ir parar no teu suco! HAHAHAHA!


Te amo, "Strong rain in Saara!"

12 comentários:

Ferro. disse...

Parabéns princesa!!
como sempre escrevendo divinamente!
Vc não é diferente de muitos... que estão nas "casas de Deus" sem noção do que é estar lá... assim como em todas as outras: umbanda, budismo, islamismo... e por aí vai...
o essencial vc tem... caráter, bom senso e fé...
abraçoss... te amo mtão!!!

Jailson de Macedo Sousa disse...

Rakelzinha!!!
Primeiro quero dizer q stou com mts saudades e reconhecer que tenho e estou com uma dívida grandiosa para com a sua pessoinha. (kkkkk). Fico feliz por poder... ter a franqueza e liberdade de expressar o que pensa. Ah! e expressar com mt sabedoria. Nossa passagem aqui por esse plano com certeza "é orientada por um ser supremo". Não podemos deixar de reconhecer esse fato. Fico feliz por tua atitude. Vc sempre teve isso em vc (ATITUDE). Eh uma das suas marcas. Só tenho a te desejar: FELICIDADES SEMPRE!!!
Mta luz no teu caminhar.
Bjux no coração.

Anônimo disse...

fessora como sempre defendendo seus pontos de vista..lendo seu post me indentifiquei bastante pois estou bastante confusa com tudo isso de religião todos esse conflitos no mundo por causa delas as mentira ditas pela igreja a ideia de ter alguem tentando me manipular de um pubito vc não sabe como estou confusa ja pesquisei varias religioes parecem cadeias de dogmas , deveres e fazeres eu tbm acredito em Deus como um ser supremo que se manifesta atraves da natureza ou coisa assim mais ão sou muito a ideia de esta na igreja (uraa isso quase viro seu post) ahsuahsuahsa adorei o cabelo pixaim! hahahahaha perfeitoooo *-*
xerooo fessora lhe amooo
saudades

Anônimo disse...

vixi...pelo visto, sou um bixo tbm :S rs. Oi RAkel, parabéns pelo blog! tem mta coisa boa aki! adoro teu bom senso critico!
bjaumm...t adooro!... DAni (brankinha rs)

MLMM disse...

"uma pessoa sem religião é um bixo".
Olha, eu não concordo.

"Acho que VIVER DEUS está muito relacionado ao que dizemos, ao que fazemos no dia-a-dia, por nós e outras pessoas! Acreditar e viver Deus é fazer o bem, sempre!"
Nisso, eu concordo (Y)

Porque assim como a senhora,não sigo nenhuma doutrina religiosa.Eu TENTO seguir a doutrina do Bem Maior,que quando é feita de coração tem até mais importância.Afinal,há muitas pessoas que nem curtem ir á Igreja mesmo,não vão por amor.Não estou generalizando,porque sei que há quem adore.Assim como tem quem goste de assistir a cerimônia religiosa,há quem não goste,eu sou uma dessas.Sei que os comentários dessa pessoa especial mexem muito contigo,por mais que não haja intenção de magoar,mas elas são assim mesmo,tia.Fazer o quê.
Adorei o post,e mais uma vez posso dizer o quanto somos parecidas.

Te amo, bixinho da goiaba!
hehehe!

a benção?!

;***

Unknown disse...

só mentiu em uma parte do sou legal kkkk
vc sabe q é especial te gosto muito gata e sinto saudades dos nossos papos ....

Anônimo disse...

vc é muito especial mesmo assim ,sendo bicho rsrsrsrsrsrsr e eu te gosto muito ,qualquer dia aparece bicho da goiba e vamos te beber ...

Anônimo disse...

Em primeiro lugar:

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!!!

Gosto muito do assunto: religião. (Acho que a Kel também gosta. É só dar uma olhada em suas comunidades do orkut.)

A Kel sabe que tenho muuuito pra falar aqui, mas prefiro começar pedindo desculpas e reconhecendo o meu erro de comparar alguém a um BICHO só pelo fato de não ter religião. Perdoa, Kel?
Mas é bem verdade que os BICHOS não possuem mesmo religião. Já viram algum congregando em alguma igreja? Pois é. Foi isso que eu quis dizer, que bicho é que não tem religião, mas não estou me justificando. Errei mesmo!

Na verdade, são muitos os que se ASSEMELHAM aos BICHOS: Os que não têm casa, os que reviram lixões, os que não têm atendimento médico, os que são comprados e vendidos em período eleitoral...O próprio Cristo parecia um BICHO ensangüentado no abatedouro, assim como outros crucificados da época. ( E isso é histórico, não estou falando de Bíblia, se é Ciência que querem...)

Era em favor desses "descamisados" que o Cristo pregava. Por isso é tão difícil ser cristão. Aderir incondicionalmente às idéias do Cristo, pegar sua cruz e seguí-lo...Ahhh, é muito difícil. É mais cômodo "acreditar em um ser supremo que rege todas as coisas" e pronto... ou então seguir um Cristo sem cruz, como fazem aqueles que possuem uma Religião Cristã, mas não estão lá de coração, ou estão preocupados apenas com o próprio estômago.

De fato, seguir a uma religião específica exige algum COMPROMETIMENTO. Os judeus, por exemplo, têm HORÁRIOS, REGRAS e NORMAS, os budistas também têm..e os mulçumanos, mais ainda. E para muitas pessoas é melhor viver sem tais NORMAS, sem AFAZERES, ou seja, bom mesmo é apenas "ACREDITAR EM UM SER SUPREMO QUE SE MANIFESTA NA NATUREZA" sem precisar da ação do homem; ou ainda, "tentar seguir o BEM MAIOR”...(Por isso que peço sempre pra Deus me fazer uma cristã autêntica, porque não é fácil não..e me revolto, quando falho, quando sou omissa...drogaaaaa!!! vida carnal desgraçada que me faz pecar..bom..mas continuemos...)

Na verdade, seguir qualquer religião que seja, significa confiar em DEUS e não esperar a felicidade nesta terra. Ter uma religião, verdadeiramente, de coração, significa esperar AS RECOMPENSAS de Deus, os planos de Deus, a VIDA ETERNA, a SALVAÇÃO, a FELICIDADE SUPREMA, que:

Para o Budismo: é o Nirvana, através do desapego a esta existência terrena; para o Islamismo, é o céu, através da submissão total a Alá (Deus); para o Judaísmo, a vivificação dos mortos, através dos mandamentos da Torá...
Ainda poderia citar o Confucionismo, Xintoísmo, Hinduísmo....


NÃO DÁ PRA ACREDITAR EM DEUS DENTRO DE CASA, ACOMODADOS, INDIFERENTES, PRATICANDO O ESCAPISMO, A FUGA DA REALIDADE. DEUS PRECISA QUE CONTINUEMOS SUA CRIAÇÃO, CONSTRUINDO A PAZ, E PREPARANDO-NOS UNS AOS OUTROS PARA O “NIRVANA”, PARA O “CÉU”, PARA O “BEM MAIOR”, PARA A “VIDA ETERNA”. E EM GRUPO (IGREJA, RELIGIÃO), PODEMOS MAIS DO QUE SOZINHOS.

Mas infelizmente, essas coisas do alto, não nos chamam muito a atenção. Porque são mais agradáveis os prazeres terrestres, aos quais eu também aprecio muito. Nós, humanos, sempre tivemos uma “quedinha” por prazeres momentâneos, com resultados rápidos. Por isso, nos esquivamos da tal recompensa do ALTO e, por conseqüência, nos esquivamos de ter uma religião específica. E por isso, também, é preferível dizer que acreditamos em Deus, embora não siga uma religião, pegando um pouco desta ou daquela, admirando esta ou aquela religião, mas sempre se mantendo “LIVRE”, “INDEPENDENTE”. Ora, a LIBERDADE é também o principal objetivo das religiões, pois a grande promessa delas é a FELICIDADE ETERNA, aquela que não acaba nunca. Só que não podemos ver, nem tocar tal felicidade, por enquanto...

Concordo que há religiões que espalham “mentiras”, “manipulações”, “dogmas”, apenas para enganar as pessoas e tirar proveito delas. É por isso que precisamos ser pessoas críticas, informadas, capazes de resistir às manipulações.

Concordo que seguir uma religião “mecanicamente” é mesmo muito ruim. O ideal é que se siga de coração, por amor a Deus e em segundo lugar à igreja que se freqüenta, incluindo irmãos, sacerdotes, pastores etc etc. E isso apenas o Espírito revela e não argumentos racionais falhos.

(Quero aqui registrar o meu amor verdadeiro e não mecânico pela minha Igreja Católica Apostólica Romana, que, embora estigmatizada por erros de homens e mulheres do passado, busca fervorosamente corrigir tais erros com ações do presente. Embora composta de pessoas pecadoras e passíveis de erros, procura praticar ações cada vez mais voltadas para o próximo, para o social e para DEUS. Quero também, declarar meu repúdio a todos os papas, padres, religiosos e leigos que contribuíram para tal passado sombrio. E declarar meu carinho por todos que lutaram e lutam por uma Igreja mais santa, entre eles Paulo Apóstolo, Simão Pedro, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II (o meu favorito) e Bento XVI, Francisco e Clara de Assis, Santa Tereza de Ávila, Santo Agostinho e tantos outros..).

Quero dizer ainda, que também sou vítima de discriminação e piadinhas, por ter uma religião. Uma pessoa que também gosto muito, debocha até das minhas orações antes de dormir, nas refeições etc etc... E debocha também do meu jeito de pensar. Isso também é desrespeito. Tenho direito de querer ter uma religião e comungar com meus irmãos.

Termino com:
"Senhor, morro filha da Igreja." (Teresa de Ávila)
"Os crentes de todas as religiões, junto com os homens de boa vontade, abandonando qualquer forma de intolerância e discriminação, estão convocados a construir a paz." (João Paulo II)



Ah, desculpa, mas avisei que tinha muito o que falar...rsrs

Bjo!

Te amo, Kel!

ps.: acho que preciso fazer meu próprio Blog....kkkk

Janine disse...

So sabemos o que é verdadeiramente voar quando batemos as nossas asas...
Se voce assim o fez e achou um lugar para pousa sem perigos... Quem somos nós para dizer o contrario?
Muitos criticam e estao passando por situaçao semelhante.Porem, estao presos pelos laços... Enfim se voce se sente livre assim so posso admirar o seu voar!

Janine disse...

So sabemos o que é verdadeiramente voar quando batemos as nossas asas...
Se voce assim o fez e achou um lugar para pousa sem perigos... Quem somos nós para dizer o contrario?
Muitos criticam e estao passando por situaçao semelhante.Porem, estao presos pelos laços... Enfim se voce se sente livre assim so posso admirar o seu voar!

Caroline Malaguti Liberalino disse...

"E por incrível que pareça, me sinto mais leve e livre agora... Me senti presa por muito tempo!"

Nessa frase vc coloca a conclusão do seu texto.
Pois bem, vc é completa com vc mesma, não precisa acreditar,rezar,orar,ir na casa de deus, para ser feliz!

Bom texto, só não gostei muito das expressões!


Grata.

Anônimo disse...

Querida eu li o que vc escreveu e de fato isso me preocupaou bastante primeiramente quando estava lendo já me due voltande de ir para outra página pois uq estava lendo ñ me agradou nada mais resolvi terminar de ler e resolvi postar para Vc para dizer q seu pensamento a respeito do nosso Poderoso Jeová esta totalmente errado se vc não encontrou uma igreja certa em que se identifica td bem respeito sua opinião mais com o Nome de Deus não se brinca e nem se zomba, espero que vc volte para os caminhos do Senhor com Amor a Ele e ñ por amor a amigas e famílias que frequentam sua igreja. Que Deus te de sabedoria e te Abençoe.Pode contar comigo se vc kiser Rachel.