quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Nós e "EU".



Uma briga, um problema no trabalho, um atraso, uma falta...
Todas as vezes em que temos desapontamentos diários, é porque algo não seguiu a direção de nossas vontades! E ainda que vivamos em grupo, estejamos cercados por outras pessoas - o que significa outras cabeças, outras vontades - pouco nos importamos com o desejo alheio... O que vale é que tudo ocorra como gostaríamos!
E é assim que cada um de nós tem "caminhado pela própria existência": entre outras pessoas, mas - ainda sim - pondo nossos quereres acima do que querem os demais, ou seja, cada um age, ainda que incoscientemente, como o centro das atenções! Quão tristes nos encontramos, ao perceber que nem tudo segue o curso que traçamos... Não estamos sozinhos, em circunstância alguma!
Somos seres sociais não apenas por passar a vida ao lado de outros, mas porque SOCIAIS também devem ser os desejos de cada um de nós; é preciso correr atrás de vontades que não tenham como alvo apenas o "MEU" bem-estar! E cada um tem plena consciência disso, pois é o que se vê! Mas ainda que saibamos disso, quão tristes nos encontramos ao fracassar na conquista de algo que faria um bem danado ao nosso EU!
O interessante é que, a cada instante de nossas vidas, ensinamos as nossas crianças o quão negativo é o sentimento de egoísmo... A elas passamos a informação de que é necessário compartilhar entre si não somente brinquedos e lápis de cor, mas também desejos, vontades... E compartilhar desejos é querer o que é melhor para todos! Nos contradizemos a todo instante!
Dizemos a nossas crianças que "egoísmo é mal... que "o Papai do Céu não gosta de gente egoísta", mas nós TODOS somos puramente egoístas! Temos a maldade enraizada em nosso peito; não agradamos ao "Papai do Céu"... E dessa maneira vamos seguindo a caminhada da vida, ensinando que é preciso cultivar o altruísmo, mas perserveramos em nossa natureza EGOísta...
Porém, há quem nesse mundo queira a fórmula para não ser tão egoísta, porque é preciso que o AMOR que devotamos às pessoas seja VISTO e não FALADO! Para isso, é necessário diminuir a dosagem de egoísmo em nós (digo "diminuir" porque somos humanos, e não deuses, o que nos impossibilita de sermos completamente altruístas =/); é necessário saber amar as pessoas como elas são, como elas vivem, sem considerar o fato de que as vontades delas possam divergir das nossas!
O que se sabe é que quem ama DE FATO nunca poderá ter tudo o que deseja, pois o amor é pouco egoísta... E o POUCO EGOÍSMO consiste em permitir que a vontade do outro também venha à tona! Amar é renunciar muita coisa, o que não combina muito com "EU"!
Precisamos fugir disso para viver melhor com os outros! Vamos tentar primeiro né? HAHAHAHA! Afinal, "Nós e EU" não é uma dupla de muito sucesso. ^^


;D

2 comentários:

Anônimo disse...

Não podemos nos esquecer, que o AMOR é algo bem amplo, mas tem suas diversificações de acordo com o tipo de relacionamento.

Uma dessas variações é o amor entre casais: Um não pode viver renunciando às próprias vontades para realizar os desejos do outro.

Afinal de contas, cada UM de nós precisa se realizar também.

E ter cuidado para não deixar o outro sozinho por muito tempo, pois precisamos nos sentir importantes, interessantes, AMADOS!

bj, amor!!!

. disse...

"O que se sabe é que quem ama DE FATO nunca poderá ter tudo o que deseja, pois o amor é pouco egoísta... E o POUCO EGOÍSMO consiste em permitir que a vontade do outro também venha à tona! Amar é renunciar muita coisa, o que não combina muito com "EU"!
Precisamos fugir disso para viver melhor com os outros! Vamos tentar primeiro né? HAHAHAHA! Afinal, "Nós e EU" não é uma dupla de muito sucesso. "

disse tudo, querida tia.
sabe, eu penso como você.
bem assim exatamente..

Adivinha quem é? :)