quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Mais desafios



Reclama-se o tempo todo da "rotina" que a vida segue. Da casa para o trabalho, do trabalho para casa... Mas se formos atentar bem, é possível perceber que a cada instante algo novo acontece. Podem não ser grandes fatos, mas um dia nunca é igual a outro, ainda que consideremos detalhes que, para muitos, não sejam relevantes, como um sorriso que não se esperava ver, com um cumprimento que talvez não devesse acontecer ou um bebê que não estava nos planos. Detalhes, mas importantes e que tornam cada dia singular!
O que pode tornar os dias ainda mais interessantes, ainda que eles pareçam chatos, é o fato de que a cada instante temos grandes desafios a encarar! Desafios menores - como cuidar de um animalzinho - ou desafios maiores - como reconquistar todo dia um amor e arrumar um novo emprego. Não interessa a dimensão do desafio que nos é apresentado, mas encará-lo e, quem sabe, chegar aonde pretendíamos.
Na maioria das vezes, os desafios são vistos como algo negativo, já que eles são sempre carregados de inúmeras dificuldades. Vai ver é isso que os torna tão interessantes - as dificuldades! Um caminho fácil demais nem sempre nos leva a bons destinos, pois "facilidade" nem sempre é sinônimo de "trabalho". Já que é assim, é preciso, portanto, trabalhar para poder atingir determinadas metas, ou seja, alcançar o planejado! Isso é um desafio!
E quanto mais o tempo passa, por mais facilidades ou dinheiro que tenhamos (e para muitos dinheiro é sinônimo de facilidade), sempre surgem novos caminhos, novas metas e, dessa forma, novos desafios! Quanto mais velhos ficamos, mais nos afastamos dos antigos desejos e vontades. Assim, se mudam os desejos, mudam também os desafios. Pra cada objetivo, há um desafio diferente... Eles nunca são os mesmos por toda a vida.
Pensando bem, a própria vida é um desafio, se levarmos em consideração o mundo "doente" em que vivemos. Nascer, crescer e viver neste mundo é o maior desafio que nós, seres humanos, recebemos! Para "passar bem" por esta vida, é preciso levar a sério o desafio de viver. É necessário fazer e dizer coisas que te beneficiem, mas não prejudiquem os outros. Muito mais desafiante que viver apenas, é viver com os outros. Nunca estamos preparados para as diferenças, embora a maioria de nós diga que "o diferente é o legal".
Mas seguimos na vida, sendo desafiados a cada instante. Que possamos atingir nossas metas. Que venham mais desafios!

2 comentários:

Anônimo disse...

Lindo texto querida!
Divino!
Obrigada por vc existir!
Bjs

Anônimo disse...

Ah,tou cansada dos desafios da vida...rs..mas o texto tá muito bom...

minha escritora

minha cronista

minha bombadona...rsrs

beijo

te amo!