segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Pedaços...



Quando se começa a ler ou estudar os grupos sociais, de cara a gente aprende que o ser humano foi feito pra viver em comunidade. Apesar de haver muitos que querem "fugir à regra" e se isolam dos demais, o complicado mesmo é saber conviver. Esse aqui é um aprendizado lento e, portanto, muito difícil, já que na maioria das vezes somos obrigados a abrir mão de nós mesmos! Obrigados a nos reconstruir! Mas quando, finalmente, se consegue o mais complicado - conviver - outros problemas começam a aparecer...
Acabamos nos apegando demais às pessoas e fazendo delas o centro de nossas vidas... É como se cada ser humano vivesse, inconscientemente, para outro (s) ser (es) humano (s). Isso pode ser positivo, desde que o contato seja permanente, mas, infelizmente, há uma série de fatores que, muitas vezes, nos afastam de pessoas que tanto adoramos! E aí vem a vontade de levar uma vida meio "Tarzan"! Junto a animais irracionais, pois muitos dos ditos dotados de razão não agem como tal.
O que angustia mesmo é que ainda que queiramos que não seja assim, somos dependentes! Em algumas ocasiões, essa necessidade do outro parece nos destruir pouco a pouco, uma vez que nem sempre há reciprocidade. E depois de uma vida interia girando em torno de algo, somos obrigados a cortar boa parte de todo o "giro" e procurar um outro alvo... Acontece que, a essa altura, fica complicado conseguir isso... É como perder parte de si mesmo... Uma perna, um braço, os olhos, o próprio coração!
Os dias passam e tudo da mesma forma... Fica difícil conceber uma mudança tão brusca, depois que já nos habituamos a determinadas situações, comidas, lugares, pessoas. Somos destruídos aos poucos, mutilados! Acabamos tendo que nos reconstruir, como se faz com um prédio velho que foi demolido, depois de ficar em pedaços.

Pedaços...

Nenhum comentário: