quarta-feira, 25 de março de 2009

Mudo ou não?


De uns tempos pra cá, tenho pensado seriamente na possibilidade de mudar de ramo profissional. Gosto bastante dessa área educacional, mas infelizmente esperar por melhores condições de trabalho - isso inclui, principalmente, a questão salarial - é perder tempo... Assim penso... O pensamento de buscar novos horizontes empregatícios agora é tão presente na minha vida quanto a minha falta de memória... (Perdi meu óculos de sol, recentemente comprado, pela milésima vez!)
Entretanto, quando olho para fotografias como essa que postei com esse texto, ou fito os olhinhos brilhantes dos meus "pequenos" (É! Sou piegas mesmo!) me bate uma profunda dúvida quanto a deixar a educação por completo... Isso porque, por mais incrível que possa parecer, ensinar é até divertido às vezes, apesar do trabalho infinito! Professor trabalha na escola, em casa, no banheiro (Já tomei vários banhos tentando pensar numa estratégia para fazer aquela “criatura amada” aprender e melhorar a nota!) e até dentro de ônibus... E, além da desvalorização salarial e das piadinhas que temos tolerar de pessoas que se julgam superiores por ganharem mais, ainda tem o caso de alunos que parecem dar pouca importância para a aprendizagem.
Ai, gente! Educar não é mole não! Tá! Reconheço que é muito gratificante olhar a lista de resultado de um vestibular e se deparar com nomes de ex-alunos – eu particularmente me sinto entrando na faculdade outra vez! Exagero? É! Mas é assim que funciona comigo! Mas tudo isso é muito pouco.... E é por esta razão que quero sair UM POUCO da área... Sei lá! Talvez lecionar um único horário e em outro fazer outra coisa? Vamos ver!

3 comentários:

Fernando Costa disse...

Oi Raquel!
muitas saudades!
é certeza que muitos alunos perderão em não ter vc como professora, mas não deixe de pensar em vc tambem!
tenho certeza que vai tomar a decisão correta!

mais uma vez obrigado por tudo!

Bjos!

Anônimo disse...

Na maioria dos concursos , o salário para nível médio gira em torno de, no mínimo, 2 mil reais para trabalhar 8 horas por dia.

Um professor, para ganhar esse valor, tem que ter nível superior completo e lecionar para nível médio. Lembrando que o professor sempre leva trabalho para casa: atividades, trabalhos, resenhas, provas, e aula para preparar.

Um vereador, com ensino fundamental, vai ao local de trabalho 1 vez por semana para as sessões da câmara e elabora alguns projetos de vez em quando. Ganham para isso uns quase 2 mil reais, em algumas cidades 4 mil, 10 mil...e assim por diante, dependendo do tamanho da cidade.

Um professor, para ganhar esse valor tem que ter doutorado, trabalhar em faculdade, três turnos, dar aula em pós graduação nos fins de semana, dar aula de reforço aos domingos. Assim talvez ele passe um pouco dos 10 mil.


Eu poderia listar várias outras discrepâncias de salário, mas isso todo mundo já tá cansado de saber: professor ganha pouco, é desvalorizado, tem más condições de trabalho, poucos recursos didáticos e ainda é culpado pelo mau comportamento dos alunos, pela dificuldade de aprendizagem, pela má criação dada pelos pais!

E ainda querem que conheçamos nossos alunos, que saibamos da realidade dele, de seus aspectos psicológicos, de seus traumas, das dificuldades que ele enfrenta em casa, que os preparemos, não só para o mercado de trabalho, mas para serem cidadãos críticos, honestos, participativos. Que resolvamos os problemas de indisciplina, que sejamos seus psicólogos, que demos aula com uma sala superlotada de 40, 50 e até 60alunos, enquanto a lei permite apenas 25, etc etc etc..que preenchamos meio mundo de diários, com frequência, notas, atividades, avanços e dificuldades, eixos de aprendizagem, de cada aluno, INDIVIDUALMENTE.

E os coitados que trabalham 3 turnos, que tem 30 diários para preencher e é responsável por mais de 700 alunos?!

...e tudo isso sendo chamada de tia, ou tio...depois de passar 5 anos na faculdade e 2 na pós. Tá aí, o cúmulo da DESAVALORIZAÇÃO.

Desvalorização da profissão mais importante, porque quanto menos estudo, menos emprego, quanto menos emprego, menos poder de compra. Pouco poder de compra, pouca venda, que gera pouca produção, etc etc etc..aí eu quero ver onde o todo poderoso capitalismo vai parar!

Resumindo, ao professor pouco se oferece, mas muito se cobra.
Pouco se dá e muito se pede, aliás...até cobram o que nunca deram.

E para finalizar a gente ainda ouve: "ah, mas todo mundo sabe que professor trabalha muito e ganha pouco. Já entrou sabendo. Se tá achando ruim, sai."

Ou seja, é pra ser super heroi, mudar o mundo, transformar a sociedade, sem exigir um pingo de benefício e sem reclamar.

É pra revoltar ou não é?

Anônimo disse...

ERRATA

Onde se lê "e é responsável por mais de 700 alunos", leia-se "e são responsáveis..."

Onde se lê "DESAVALORIZAÇÃO", leia-se "DESVALORIZAÇÃO"