quarta-feira, 22 de abril de 2009

"Entrou água"...


Mais uma quarta-feira de aula! Pela manhã, o desafio de estudar vários capítulos de uma só vez (em função do Sistema Universitário) é uma guerra quase vencida! Conteúdos de fácil acesso, aluninhos dispostos a dar um "help" para "tia Kel" e muita força de vontade me permitem atingir a meta! O material é de uma qualidade pouco questionável, já que (pelo menos o de ensino médio) apresenta exercícios excelentes! Mas como "nem tudo são flores", o problema é a VELHA ADEQUAÇÃO DO MATERIAL À REALIDADE DO ALUNO. São Paulo & Maranhão! Precisa dizer mais?
E lá vem um outro desafio pela tarde (talvez o maior e pior de todos!): sentir vontade de trabalhar! Desejar ajudar aqueles meninos a melhorarem! Sei que há provavelmente aqueles que se assustam com o que digo agora, mas é fato que não me sinto MOTIVADA a dar aula no turno vespertino... Eu, sinceramente, não estou conseguindo encarar as dificuldades como "escada para crescer"! Há quem diga também
que é exagero, mas isso porque não teve a oportunidade ainda de estar lá... Crianças de 5ª série que não sabem ler? É isso sim! NÃO SABEM!
Admiro que nem leva jeito para alfabetizar, que não é o meu caso, porque reconheço que essa é uma tarefa das mais complicadas! Fica tão difícil evoluir no conhecimento! E para agravar ainda mais a situação naquela cidadezinha onde desempenho a função de professora, o tempo não pode sequer mudar que as poucas horas que as crianças têm para aprender se vão! Hoje, literalmente, ENTROU ÁGUA na aula... Choveu a manhã e tarde inteira, o que impediu que a maioria dos nossos meninos não fossem à escola.. Por conta disso: "vocês estão liberados!" E os poucos que foram?
Sinceramente, não vou mentir (sou péssima nisso!): não me sinto motivada a dar aula, mas discordo dessa atitude de algumas secretárias, coordenadoras e diretoras de arrumarem a todo momento um motivo para que as aulas não aconteçam! A chuva de hoje não podia trazer resultado mais catastrófico que deixar as crianças fora da escola! Se continuar desse jeito, vai "ENTRAR ÁGUA" na aprendizagem e no futuro de muitos deles também...


x(

Nenhum comentário: