sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

"Pela estrada afora eu vou tão sozinha"...



Fiquei uns dois dias sem escrever! O motivo maior era o problema com a internet que, graças a Deus!, foi resolvido e também porque eu precisava selecionar um assunto... E nesses dias finais de férias, algo de interessante me aconteceu: fui convocada pela Prefeitura de Imperatriz para trabalhar como professora de Inglês na Zona Rural! Massa!
É, seria bem legal essa convocação aí, se eu tivesse sido informada de início que seria enviada para trabalhar em terras distantes! Falo sério! Alguém aí já ouviu falar em ESTRADA DO ARROZ? Pois é! Do último concurso municipal que fiz, em 2008, fui chamada agora para "dar o ar da graça" em Olho d'Água dos Martins" (todo mundo pensa que o nome desse povoado é "Olho d'Água dos Martírios e, considerando o que eu vi por lá, bem que podia ser MARTÍRIO mesmo! ¬¬)
De início meu coração ficou saltitante, visto que já sou funcionária do município de Imperatriz e, logo, abandonaria Davinópolis para ficar com duas situações de magistério aqui! Mas a alegria desmedida pela convocação me deixou cega, me fazendo tomar atitudes precipitadas! (Esse detalhe prefiro omitir!)
Mesmo me assustando com a possiblidade de ir trabalhar em um povoado muito longe da zona urbana, correndo o risco de me perder no caminho e ficar lá para sempre, eu quis conhecer o local! Afinal, eu podia estar exagerando no medo né? Ai, gente, nem tive coragem de ir sozinha e carreguei Jocirlei comigo...
Os moradores do povoado que me perdoem, mas foi uma situação DESASTROSA chegar lá! Primeiro: não há coletivos que nos levem. É preciso ir até uma agência chamada Amarantina, cuja passagem de ônibus custa 6,00 reais. Além do valor absurdo da passagem, há o detalhe de que o ônibus mais parece aqueles navios que naufragaram no fundo do mar, todo enferrujado, caindo pedaços, não servindo pra mais nada! E o motorista? Um pobre idoso, que mal enxerga! ("O que eu tou fazendo aqui?" - primeiro pensamento que me veio à mente quando entrei no ônibus).
A situação do ônibus, no entanto, não é a pior - a Estrada do Arroz que ("diz a lenda") está passando por obras é horrível. Milhares de buracos, lama, pontes quebradas, fora uma ladeira que o motorista não consegue subir! Depois de momentos de terror, cheguei em Olho D'Água dos Martins e, como meus telefones estavam fora de área, corri pra um orelhão pra falar com Cris, mas... os ORELHÕES NÃO FUNCIONAM!


Em suma: eu desisti! Continuo na DOCE e AMADA Davinópolis! E pedindo aos espíritos iluminados que protejam meus colegas de profissão que moram aqui na zona urbana e irão trabalhar lá!


Sufoco já era! Beijos, meu povo!

Nenhum comentário: