quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ver nos outros o que há de melhor.



Desde bem pequenos, todos os dias, somos apresentados a pessoas, coisas e situações novas. No início tudo parece meio assustador, mas com o passar do tempo vamos nos familiarizando. E isso ocorre quando conhecemos pessoas, coisas e situações ruins ou más! Nos acostumamos também com o que não é muito bom.
E se acostumar com o que não é bom é algo extremamente negativo, uma vez que chegamos a não ter forças pra sair dali! A verdade é que, para que aceitemos as coisas que em algum momento são/foram novas pra nós, precisamos conhecê-las! Aproximar-nos um pouco mais intimamente de tudo o que nos cerca: esse é o segredo.
A charada é a ACEITAÇÃO! E já que pessoas são bem mais importantes que coisas ou acontecimentos, quando falo em aceitar.. falo de pessoas. É preferível gostar, viver com os outros sem a intenção de querer mudá-los! Isso é um dos maiores desafios que uma pessoa pode dar a si mesma...
Mas muito mais sério que aceitar os demais, exatamente como eles são, é nos aceitar primeiro. Tal atitude exige de nós o auto-conhecimento! Quem sou eu? Quais meus defeitos? Quais mais incomodam? Tenho qualidades?
É bem provável que a não-aceitação que cada um tenha de si próprio seja "transferida" para nossos amigos e familiares. É como se fosse algo do tipo: "Ele não se gosta, quem sou eu para o fazer!"
Confesso eu, Rakel Sousa, que estou em fase de auto-conhecimento! Depois de quase 3 décadas de vida, estou tendo a oportunidade de ver em mim muito mais do que os outros conhecem (ou dizem conhecer)! Estou me amando, me aceitando, me conhecendo!

Acho válido nos apegar às pessoas a partir das qualidades que possuem, não dando tanta importância aos defeitos! Nós seres humanos podemos ter em nós e VER nos outros o que há de melhor! Assim se vive! Assim devemos levar a vida...


Beijo, galera!

Um comentário:

Anônimo disse...

"Estou me amando, me aceitando, me conhecendo!"

Pra mim o mais importante é o se amar. É daí que surge todo o resto e o que faz a gente melhorar sempre mais, pra se amar mais ainda.