sábado, 17 de maio de 2008

Enquanto a ponte é construída, eu construo laços...



"O trabalho dignifica o homem". Tenho comprovado isso há muito tempo, mesmo quando ainda era a "menininha do papai e da mamãe" (não trabalhava e até para comprar bala dependia do dinheiro deles ¬¬). Nada como um ofício para nos fazer sentir seres humanos mais dignos e permitir com que outras pessoas nos olhem de modo admirador!
Ser professora é algo que, de fato, dignifica! (pelo menos isso! ¬¬) São algumas horas de seu dia dedicadas ao aprendizado de crianças e adolescentes. Um tempo que, embora pareça curto, possibilita que muita coisa possa ser aprendida por nós educadores, já que os alunos também nos ensinam a todo instante.
O magistério é realmente um universo no qual, em todos os momentos, se tem surpresas (na maioria das vezes, nada agradáveis! ^^). Como dizem muitos por aí (e sem exageros!), para ser professor por aqui é preciso "ter sangue no olho!" E isso é dito para aqueles que se propõem a trabalhar em escolas localizadas em cidades de tamanho médio ou grande. E o que dizer de enfrentar a zona rural?
Se o professor da cidade enfrenta inúmeros dissabores, imagine só o educador que resolve (ou é obrigado ¬¬º) a educar crianças bem longe dos prédios e lojas. Trabalhar na Água Viva tem sido uma tremenda experiência, levando em consideração os aspectos positivos e negativos (estes aparecem em maior número que aqueles! ¬¬) Todos os dias nos deparamos com dificuldades com as quais não estamos acostumados. Crianças que não podem fazer atividades de casa porque trabalham na roça e estão sempre cansadas; adolescentes que matam aula para ajudar os pais na colheita do arroz; meninos e meninas que têm que tomar conta dos bois (e por isso não ir à escola), já que o pai adoeceu...
É uma dura realidade! Sem contar o fato de que muitos daqueles adolescentes estão convencidos de que o trabalho na roça é o melhor destino, o que dificulta a tentativa de fazê-los entender que é preciso estudar! Nesse caso, nós temos tentado fazer uso desse "melhor destino" (a roça!)
"ESTUDE PARA FAZER UMA FACULDADE! GANHE DINHEIRO E, ASSIM, PODERÁ TER UMA ROÇA BEM BONITA!" Esse pode não parecer um dos melhores argumentos para se usar com uma criança ou adolescente da zona urbana, mas na rural é assim que funciona! Se a roça, para eles, é o que há de melhor no futuro, façamos então que eles acreditem que com ESTUDO a ROÇA pode ser ainda melhor! ^^
Além dos impasses que nós professores encontramos por lá, existe o difícil acesso. Este, nos últimos dias, se tornou pior, uma vez que uma das pontes que nos leva até aquele povoado quebrou (ai ai ¬¬). Foi horrível passar por aquele local e ter que segurar as lágrimas! "E AGORA?" - pensei! "Agora, Dona Rakel, é continuar encarando!" Enquanto nós sofríamos (e sofremos mais e mais todas as vezes que temos que atravessar aquela tabuazinha - ponte improvisada enquanto a outra é reconstruída), tem gente que se alegra com nossa tristeza! Pessoas que nos querem ver bem longe daqueles alunos..
Inveja! Infelizmente, para chateação dessas "criaturas", já criei meu espaço lá! Conquistei alunos! ^^ E enquanto a ponte é construída, eu construo laços com cada um de meus pupilos! Com toda dificuldade que se possa ter (inclusive com pouco dinheiro para chegar lá ¬¬), vou seguindo nessa dura caminhada e acreditanto que O MELHOR ESTÁ POR VIR! Afinal, não é à toa que estou por lá, que fui parar em Água Viva!

Obrigada a todos que têm me apoiado nessa "empreitada"! HAHAHAHA!
Te amo, CRIS (minha melhor amiga há sete anos! Meu tudo!) ^^

2 comentários:

Anônimo disse...

Nenen, tu escreve tão bem. Deveria divulgar mais teu blog. Com certeza tem gente que tem uma vida parecida com a tua (professores, por exemplo) que poderia deixar comentários, dividindo experiências.

Tu escreve sobre coisas do dia-a- dia e sempre tira alguma lição dos mommentos sobre os quais tu escreve. Isso poderia enriquecer muitas outras pessoas, principalmente as que gostam de ler.

Agora, só pra agradar a Cris, que tal usar uns joguinhos de palavras, sei lá, tipo: "enquanto a ponte é construída eu construo laços"...Achei massaaaa!!! rs..acho bonito. Coisa de intelectual, de gente que sabe mesmo usar e abusar da língua(gem)(üística). E depois usa uns estrangeirismos também, pra não deixar nossa matéria de lado, né?

besos, mi cariño!

Anônimo disse...

oie prima!
sempre q vc deixa teu end do blog no orkut, eu passo por aki, pra ver tuas palavras bonitas de uma profissão não mto fácil.
Gosto do jeito q vc escreve e do jeito q vc trata tua profissão...
Sucesso pra vc gatona!!!
te adoro!
bjoss...
=*