sábado, 3 de maio de 2008

Sentindo na pele



Opinião formada sem reflexão! Essa é uma das definições de "preconceito" e talvez a mais exata e coerente, já que desvalorizar alguém pelo sexo, peso, classe, orientação sexual e cor da pele é a mais descabida de todas as atitudes. O grupo dos vitimados pelo preconceito é quase metade do planeta! Em se tratando de pessoas negras, o número chega a duplicar.
Há mais de 500 anos os negros lutam contra a discriminação racial, mas alguns pretensiosos de pele branca insistem em propagar a idéia estúpida de que a superioridade de um homem em relação a outro pode ser medida pela quantidade de melanina que se tem na pele. Associado a isso, infelizmente, tem-se alguns negros que vivem um duro processo de auto-aceitação - rejeitando não só a própria pele como também suas raízes.
Embora haja médicos, juízes, artistas e outros profissionais negros que pertençam às classes média e alta, a maioria dos negros brasileiros vive em péssimas condições de vida. Sabe-se, porém, que muitos negros são os culpados pela situação em que vivem, já que optam por não continuar estudando. Mas é preciso lembrar que a sociedade não tem cooperado conosco! É difícil trabalhar, pois muitas empresas se recusam a ter funcionários "moreninhos" (é assim que a sociedade nos chama!).
É, minha gente... "A coisa tá ficando preta"? Não! Tá ficando branca! Fica cada vez mais branca quando os negros são deixados de lado... E deixar um negro de lado não é só colocar entraves em sua caminhada rumo à ascensão social, mas também considerá-lo inferior por conta da cor de sua pele.
Dia 20 de novembro é Dia da Consciência Negra. É nesse dia que a sociedade brasileira, em especial os negros, comemora a morte de um dos maiores líderes negros que lutou pela liberdade de seu povo - Zumbi de Palmares! Há quem ache que o dia 20 de novembro é o dia de refletir sobre preconceito racial. Tolice! Quer dizer que eu vou refletir sobre a discrimação racial no final do ano?! Fala sério!
A Angola foi um dos países que mais enviou escravos para o Brasil na época da colonização. No dia 11 de novembro de 1975 o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a Angola como nação independente. E o que o Brasil vai fazer por seus negros? Cotas para facilitar a entrada nas universidades?!
Se você é negro, comece a "arregaçar as mangas" agora! Se você é branco, com certeza deve ter amigos ou parentes negros... Coleque-se no lugar deles e imagine uma sociedade inteira te menosprezando por sua pele e desvalorizando seus neurônios! Você vai estar, literalmente, "sentindo na pele".


P.S. Galera, esse texto foi escrito em 2004. Eu tava na facu e aprendendo ainda. Rsrsrsrs. Achei ele por aqui e, quando li, achei horrível! hahahaha! Tá aqui porque faz parte da minha história! Beijos.

Nenhum comentário: