segunda-feira, 19 de maio de 2008

Se temos um amor, devemos segurá-lo, guardá-lo, vivê-lo...





"Soltemos a voz, amigos! Viva o amor ardente e ferozmente! O amor é tudo de bom, é justo!! Sem essa baixeza de dizer: 'ele?!' Somos todos humanos! Então, por que não precisam de mim tanto quanto agora preciso de vocês? Afinal, queremos paz nessa loucura ou viver nossa loucura em paz?"
(ZAQUEU SOUZA DE SÁ - 23.04.2004)


Algumas vezes, via MSN, me pego discutindo sobre o que seria o amor. Discussões com amigos, familiares, simples conhecidos, e que têm rendido muito. Outro dia alguém me disse - em mais uma conversa virtual - que não existiria o amor pelo outro, sendo que todas as pessoas amariam alguém, na verdade, pensando em si mesmas.
Sinceramente, se formos analisar as diferentes relações, vamos mesmos perceber isso! O amor pelo outro é, de fato, egoísta. "Amo porque me sinto bem! Amo porque é essa a pessoa da qual eu preciso pra me sentir completo (a)!" É claro que isso não acontece porque queremos; mesmo sendo egoísta, o amor não é programado pelo ser humano. "Quero amar aquela pessoa!" (Se fosse assim, acho que eu não seria amada não! ^^ Quem escolheria amar a doida? HAHAHAHAHA!)
O que ocorre é que o ser humano vive em função de suas necessidades, o que também é refletido na vida sentimental. Talvez se o amor pelo outro fosse de todo altruísta, ou seja, se eu passar a amar pensando apenas no bem de quem amo, é bem provável que eu não me complete. Falando sério, não acredito muito nessa história (que os religiosos me perdoem!) de "ser feliz em ajudar os outros, cuidar dos outros, deixando de lado minhas necessidades!"
Mas mesmo que o amor, por mais sincero que seja, tenha um pouquinho de egoísmo, eu acredito nele! Acredito que ele pode suportar muita coisa! Sempre confiei que, por ser o mais puro de todos os sentimentos, o amor poderia juntar "pedaços" de um coração, por mais minúsculos que fossem os "cacos".

Como dizia meu grande amigo Zaqueu, "O amor é tudo de bom, é justo!!". Todos nós - independente de raça, sexo, sexualidade, idade -, temos o direito de amar. E devemos amar sem medo, vivendo cada instante que nos for permitido! De uns tempos para cá, muita gente tem saído de vez da minha vida... Saíram para a "tal viagem que não tem volta"... "o encontro com o mundo espiritual"... E foi, também, com essas PERDAS que tenho confirmado que não se pode PERDER tempo... Se temos um amor, devemos segurá-lo, guardá-lo, vivê-lo!
Quem me conhece sempre comentou minha "intensidade" em relação ao amor. Confesso, sim, que sempre tive os pés meio distantes do chão (e nunca me arrependi disso! ^^). Nos últimos três anos, então, é que tenho "flutuado" bem mais do que deveria... Mas a verdade é que o amor nos deixa assim... E é preciso tomar cuidado para não perder toda a razão e pôr em risco tudo de bom que nos foi reservado...
Zaqueu sempre me deixou meio pirada! (HAHAHAHA!) Enquanto alguns me diziam "coloca o pé no chão, menina!", ele vinha e falava "cai dentro, Rakel! Eu gosto é assim! Tem que ser assim! Pra que fugir da loucura se é isso que a vida é?!" Eita, Zaca, ainda bem que não ouvi todos os teus conselhos meio "anti-racionais"...
Embora ele fosse uma pessoa que me induzia à LOUCURA de amar LOUCAMENTE (a redundância é proposital! ^^), foi o ZACA quem escreveu para mim uma das coisas mais bonitas: "SOLTEMOS A VOZ, AMIGOS! VIVA O AMOR ARDENTE E FEROZMENTE!"
Estou soltando a voz, meu amigo Zaca! E vivendo!


Postagem dedicada a Zaqueu (meu amigo além da eternidade), a PIN e a todos que consideram que "O AMOR É TUDO DE BOM, É JUSTO!"

4 comentários:

Anônimo disse...

Passei pra deixar um oi bem carinhoso para minha fessora
das tranças mais bonita e cheirosa da cidade ...
seu blogger ta dez
muito bom mesmo textos profundos
adorei o texto do bolo de arroz
muito marcante...

bjos tudo de bom pra você

continue escrevendo...

Anônimo disse...

[xuxa]Dá pra perceber que todo mundo que tem o pé no chão é meio infeliz por que tem medo sonhar.[/xuxa]
E que sonhar um pouquinho ou um "poucão" é sempre bom ^^
A gente vê tanta coisa feia por aí,que se não se desligar disso acabando ficando muito³ mal.
Quanto ao amor,eu acho que nós amamos uma pessoa por que tem algo que a gente quer receber de volta,seja carinho,risada,proteção,companhia e etc.
Mas automaticamente você tem que "devolver" isso,se não a pessoa cansa e te manda pastar.(Oi,sou normal.)
desconsidere a besteiras escritas,ou seja,tudo.
hahahaha
beijos querida professora!*criança de 4ªsérie*

Anônimo disse...

"...O AMOR � tudo de bom, � justo..." - Zaqueu S�

"O AMOR � fogo que arde sem se ver..." Luis de Cam�es, Renato Russo apud I Cor�ntios 13

"Todas as cartas de AMOR s�o rid�culas" - Fernando Pessoa

"Quem come�a a entender o amor, a explic�-lo, a qualific�-lo e quantific�-lo, j� n�o est� amando."
- Roberto Freire

Muito j� se FALOU sobre o amor. E isso talvez n�o seja t�o bom quanto parece. Porque em toda FALA, h� o risco da hipocrisia, da demagogia ou do erro. Muito se ouve sobre o AMOR, mas pouco se v� o AMOR, basta ligar a TV no notici�rio, sair na rua ou pegar um tr�nsito engarrafado. Palavr�es, mortes, guerras, frieza.

Deve ser porque estamos na era do Marketing, da propaganda, da busca pelo lucro, por isso, FALAMOS e FALAMOS...


(Por�m devo admitir que � muito importante FALAR, DEMONSTRAR, quando se trata de amor de casal, pois � uma TROCA, e quando essa troca acaba e simplesmente n�o existe, o relacionamento corre s�rio risco de n�o dar certo. Ah, e quanto ao "flutuar" e se atirar como diz meu amigo Zaca, acho arriscado, tenho medo. Acho melhor amar com os p�s no ch�o, se � que isso � poss�vel..)

Voltando...

O problema � que na PR�TICA, ningu�m tem coragem de AMAR. Amar na ess�ncia. Porque exige muito de n�s e estamos sempre t�o ocupados...

Agora se formos falar do amor mais moderno, trata-se do seguinte: hoje � banalizado, por cantores ou artistas ( que dizem amar o p�blico) por colegas de sala ou orkut que dizem (te amo) etc etc..Devo ressaltar ainda que esse amor moderno se concentra tradicionalmente com maior intensidade em pa�ses europeus ou norte americanos, por serem de car�ter mais frio (falando de sensibilidade).

O que mais se aproxima do AMOR VERDADEIRO � aquele em que o outro � mais importante do que o EU, � encontrar no outro a continuidade de si.

Outro amor sublime � o amor de m�e, pois sendo aquela que d� a vida, que cuida, que alimenta, � capaz de tudo pelo bem do filho.

O amor � realmente "justo" e � tudo de "bom" como diz o Zaca (que Deus o tenha) . No entanto, s� � poss�vel encontrar o AMOR VERDADEIRO na seguinte verdade:

"Ningu�m tem maior amor do que aquele que d� a vida pelos amigos"

(Jo 15,13)

Lenny. disse...

"Zaqueu sempre me deixou meio pirada! (HAHAHAHA!) Enquanto alguns me diziam "coloca o pé no chão, menina!", ele vinha e falava "cai dentro, Rakel! Eu gosto é assim! Tem que ser assim! Pra que fugir da loucura se é isso que a vida é?!"

Tia, desculpe a demora em comentar, mas precisei ler esse post. É muito bom que somos tão parecidas e sofremos quase dos mesmos 'males'.Pra mim, amar com intensidade, e ficar voando por aí não é exatamente um mal, mas algumas pessoas pintam nossa entrega de uma forma, que querendo ou não, acabamos por nos sentir meio bobas e diferentes, né?!
Bom, eu concordo, tia.
Seja o fim que for, vou até o fim.
E seja lá o que me aguarda, espero
que meu coração seja forte e paciente o bastante pra suportar.
Tanto amor, ou tanto sofrimento.
(calma, tá tudo bem entre eu e Aninha!)

beijos, linda!