quinta-feira, 8 de novembro de 2007

"E nêgo lá tem consciência?"

Entre as diversas personalidades negras, estou eu! (brincadeira! hahahaha!)
Falando sério, queria lembrar Zumbi! Um negro que nasceu em um quilombo chamado Palmares, em Pernambuco... Não nasceu na escravidão, mas quando era criança foi levado por um missionário português. O menino Zumbi foi batizado, aprendeu português e latim... Por ser criado, por algum tempo, por um missionário, ele ajudava na celebração de missas! Mas no peito do jovem batia o desejo de retornar ao lar - o Quilombo de Palmares.
Anos mais tarde, 20 de novembro de 1695, ele foi morto... Morto porque pregava que negros deviam ser livres! Que tínhamos os mesmos direitos dos brancos... Ele lutava por isso, lutava mesmo! Guerreava!
Bom, como esse "super-homem" negro morreu no dia 20 de novembro, desde então essa passou a ser a data para se comemorar o Dia da Consciência Negra. É o momento de brancos e negros refletirem sobre a importância de ver todos como iguais! Apesar da diferença de cor de pele...
Hoje, eu conversava com uma aluna que me adora (a professora negra ^^) e que, por ironia do destino, nasceu no dia 20 de novembro. Ela me disse q não é racista, mas o pai é.. Segundo a menina, ela uma vez disse ao pai (racista ¬¬) que gostava de negros porque tinha nascido no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A resposta do pai foi: "E nêgo lá tem consciência?"... Muito triste essa situação! O preconceito racial está em todos os lugares... Qualquer pessoa pode perceber isso, independente da cor de pele.
Alguns amigos meus costumam dizer que vejo preconceito em tudo! É fácil falar isso quando se tem a pele branquinha...
Vejo o que existe!
Hoje, fiquei sabendo que um aluninho meu - muito fofo ^^ - sofreu preconceito racial na escola. O pior de tudo é que a piadinha que ele ouviu não veio de um colega... veio de um funcionário! Meu Deus! Onde estou?
Quando li a história de Zumbi, me comovi muito... Além de perseguido e morto, ele ainda foi exposto ao ridículo, quando não mais estava vivo...

"Zumbi teve a cabeça cortada, salgada e levada, com o pênis dentro da boca, ao governador Melo e Castro".

Te odeio, governador Melo e Castro! Se você não tivesse morto, acho que te mataria! ¬¬

Vou fazer o que for preciso para mostrar que os negros são capazes de muita coisa, assim como os brancos! Vou mostrar que a quantidade de melanina existente na minha pele não interfere em nada na atuação dos meus neurônios!

"Nêgo tem consciência, sim!"

Abraços aos meus amigos e alunos brancos! ^^

5 comentários:

M disse...

"Vou fazer o que for preciso para mostrar que os negros são capazes de muita coisa, assim como os brancos! Vou mostrar que a quantidade de melanina existente na minha pele não interfere em nada na atuação dos meus neurônios!"

Uma pena que ainda passemos por isso, mas você me dá muitooo orgulho, tia!
e eu adoro a sua cor, você é linda,
inteligente e tem personalidade, caráter!
É isso que importa, isso que conta,
ao menos pra mim e pra muuuita gente!
Negro tem consciência, SIM!
Uma pena que ainda passemos por isso.

adorei o post passado também,
e como eu queria que você fosse
minha professora viu.. =P

Unknown disse...

O que me incomoda não é o racismo dos brancos e sim o "auto-racismo" dos próprios negros! (parafraseando King)

Muitos negros "acomodaram-se", simplesmente querem combater o racismo com discursos mais racistas ainda. Isso é mau, mto mau! Chega de dizer: "Somos iguais aos brancos, mas precisamos de cotas na Universidades". Poupe-me! Antes de tudo, devemos provar com nossas atitudes e conquistas! vamos deixar que os atos falem por si. Atitudes é bem melhor que palavras.

Me orgulho de ser negro, amo mto minha cor. E nada nem ninguem pode me deixar pra trás com um simples discurso, com palavras que expressam o qto suas mentes são pequenas e atrofiadas!

Unknown disse...

Cada vez mais eu me convenço de que o conhecimento científico não imuniza contra a burrice.

Atitudes discriminatórias vindas de pessoas comuns, menos instruídas, nos revoltam bastante. E quando essas atitudes partem de pessoas consideradas "instruídas"?

James Watson, ganhador do nobel de Medicina em 1962, afirmou ao britânico 'The Sunday Times', que os africanos são menos inteligentes que os ocidentais;

Lawrence Summers, defendeu a inferioridade intelectual das mulheres;

Anos antes, apareceu Adolf Hittler, um homem estudioso, amante da leitura, que estudou piano e canto quando criança, ou seja, um homem instruído. Em seu livro Mein kampf (Minha luta) enfatiza algumas idéias contra Testemunhas de Jeová, eslavos, poloneses, judeus, ciganos, negros, homossexuais, deficientes físicos e mentais. Grupos esses que foram cruelmente perseguidos durante sua ditadura.

Na verdade, as três personalidades citadas são pseudopensadores,
pseudocientistas, pseudopolíticos, pseudohumanos!

A idéia de superioridade racial possui raízes históricas muito complexas, baseadas em interesses econômicos, políticos, territoriais, entre outros. É uma idéia que teve e ainda tem muitos adeptos.

Portanto, o racismo existe sim.E ele é manifestado a cada dia, na rua, nos lugares públicos, na mídia, nas novelas, nas propagandas...Porque ele está baseado na idéia de superioridade, assim como todo o sistema capitalista .Além disso racismo tem a ver com neolibelismo, com a falsa democracia em que estamos inseridos, com o assistencialismo das cotas e até com o falso anti-racismo.

Unknown disse...

No comentário acima, onde se lê "Além disso o racismo tem a ver" leia-se "Além disso, o racismo tem a ver"

E onde se lê "neolibelismo"
leia-se "neoliberalismo"

Zaca Sá disse...

dorei o texto.gosto do modo cm vc põe ironia (q até provoca risos)msm ond parece naum caber...já q a coisa é msm séria..