sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Meu papel e meus papéis...

Finalmente, me despeço do ano letivo de 2007! ^^ Entre risos e lágrimas, perdas e conquistas, amigos e rivais, o ano de 2007 da professora Rakel parece ter atingido o alvo. Embora muitas crianças e adolescentes não tenham aprendido tudo o que deveriam (por falta de interesse! ¬¬), o pouco que assimilaram tornou válidos todos os meus "cabelos brancos". A verdade é que reconheço que não fui tão boa como gostaria de ser (ou deveria ser! ^^), mas mesmo assim me realizo a cada sorriso acompanhado de um "Passei, tia Rakel!" ou, ainda, "Tia, eu consegui entender! Acredita?"
Acredito, sim, queridos! Aliás, sempre acreditei na capacidade de cada um!
Pra continuar sendo sincera, olhei pra alguns e fui bastante pessimista ("Esse não vai conseguir!")! Mas aos poucos fui percebendo que mostrando meu interesse neles, eles poderiam fazer o mesmo! Infelizmente, nem tudo foi resolvido... Entretanto, conseguimos "derrubar" um bom número de barreiras!
É terrível pra mim (que nunca sonhei em ser professora ¬¬) admitir que me diverti muito com tudo isso, mas.... admito! Me agradou muito trabalhar com algo que ajudou muitas crianças e adolescentes. Ainda que em 2008 eles não tomem o rumo que eu gostaria, sei que aonde forem irão levar "parte" da professora Rakel. Não quero "passar" por eles, quero "ficar" neles através do pouco que tentei transmitir, tanto dos conteúdos da disciplina quanto das "conversas informais" que tivemos... Alguns deles vieram em minha direção e comentaram: "Professora, não entendi muito a matéria, mas aprendi a ser legal com os outros por sua causa!" Isso é muito válido! Qualquer conhecimento que eles adquirirem me deixa satisfeita, afinal somos muito mais que professores! Querendo ou não, passamos a ser grandes amigos e, às vezes, até mesmo "inimigos"!
Final de ano letivo é sinônimo de descanso (diários, tchau pra vocês! ^^), mas também deixa o coração apertado! Vou sentir saudade de cada um deles (Em especial da turma do 3° ano, que não virá mais à escola ;() Mas o bom de tudo isso é que depois de me ver "afogada" em tantos papéis, acabei descobrindo que o meu papel como professora vai muito além do conteúdo programático! Acabei me envolvendo demais! (hehehe!)...

... ... ...... ...
Dei uma pausa na hora de escrever aqui (tô na sala de professores ^^) porque o recinto em que me encontro foi invadido por um bando de chorões! ^^ Meus alunos do 3° ano, mais uma vez, vieram se despedir! Chorei de novo, como se não fosse vê-los nunca mais (a maioria mora no meu bairro ¬¬)! Mas parte o coração saber que em 2008 não verei aquelas "carinhas safadas" em uma sala. rsrs... Bons alunos e, agora, bons amigos!

Acho que mesmo mudando de profissão, abandonando provas e diários escolares, meu "papel" está entre todos esses "papéis"! ^^


"Sessão beijos": beijos e boas férias a cada um de meus alunos! (boas provas de recuperação para alguns! hihihi), beijos para meus amigos mais próximos (não cito nomes, para não haver briga ^^), beijos para Cris - melhor amiga, segunda mãe e meu "braço esquerdo" (sou canhota, gente!).


Até a próxima! :*

2 comentários:

Anônimo disse...

Vou falar uma frase originalíssima.

Tu nunca ouviu essa:

"Ser professor é uma sacerdócio"

rsrs

beijo, mô!

Anônimo disse...

É verdade mesmo,
Entre rios, choros e etc.
Esse ano letivo acabo, para uns foi até uma grça de "DEUS"...
Ás vezes estudar e de mais...

(hauhauhauahaua)
Bjos!