quinta-feira, 22 de novembro de 2007

“Muito além de orações subordinadas”...



Ser professor é uma decisão complicada! É preciso ter certeza de que se gosta do que faz e da disposição que se deve ter para ajudar inúmeras pessoas a darem “passos longos” em direção a um futuro promissor. Ser professor é bem mais que estudar durante dias a matéria com a qual se trabalha! Lecionar, antes de qualquer coisa, é uma “paquera”. É preciso usar as palavras e gestos adequados para poder “conquistar” a confiança de seus alunos e, mais tarde, ser capaz de permitir que eles aprendam – ao menos um pouqinho – o que você gostaria que eles aprendessem.
3º ano 2007 do Frei Gil, cá estamos a nos despedir! Depois de dois anos – e no caso de alguns, menos que isso – percebo o quanto foi válida a decisão de me tornar professora. Se não exercesse essa profissão, talvez nunca teria conhecido nenhum de vocês... Não teríamos compartilhado tantos momentos “bacanas” e eu não teria percebido, ainda, o quanto lecionar é importante!
Muitos de vocês serão médicos, advogados, jornalistas, juízes, veterinários... E eu continuarei aqui – ou em outro lugar – tentando contribuir para que outros cheguem aonde vocês chegaram (Sem preconceito, gostaria muito que cada um chegasse à universidade!). Dizer que tudo acaba aqui é uma “cruz pesada pra carregar!” Afinal, vai-se a professora Rakel, mas fica (eu espero!) a amiga Rakel!
Sentirei falta de vocês.... Confesso que, nesses dois anos, vocês sempre foram meus preferidos! (Abafa! ¬¬) Gleyce, Ravane, Jéssica Alencar, Thuany, Suzana e Monique, não se excluam desse grupo! Vocês também ocupam – para sempre – um lugar enorme dentro de mim! Com todos vocês, aprendi muito... O que vivemos aqui foi “muito além de orações subordinadas”! Desde tudo o que vocês me ensinaram às brincadeiras mais absurdas (como o Luíz Paulo batizando uma lagartixa de “bunda” ¬¬)! Nada disso vai ser esquecido! Nem o Fernando dizendo “número 13!”, ao pegar o apagador no chão... A Mariana e sua gargalhada extremamente esquisita, mas muito divertida... O Robson apresentando um seminário bêbado (alguém lembra? ^^)... Os vários “tatus”! Acho que vou reprovar todo mundo! ( hehehe!) Assim, ninguém sai daqui...
Por tudo o que vocês foram, pela compreensão, pela amizade, pelo carinho, por me ensinarem que eu posso ser muito boa no que faço, obrigada! Espero, em breve, encontrar grandes profissionais na rua, reconhecê-los e dizer: “foram meus alunos!” Que vocês conquistem espaço no mercado! Que mostrem aos outros que vocês podem atingir qualquer objetivo, independente das “pedras que possam haver no caminho”. Que essas “pedras” sirvam de escada! Que vocês cresçam a cada obstáculo encontrado... a cada queda! E se precisarem, estarei sempre aqui! Sempre à disposição daqueles que me fizeram perceber a importância de lecionar! Quero que saibam que vocês têm muito mais importância do que eu, pois se vocês não estivessem aqui eu também não estaria!
Nunca disse, mas... Amo vocês!
Parabéns Steveen’s (acho que escrevi seu nome errado... pela milésima vez! ^^) e parabéns, de antemão, àqueles que ainda serão aprovados no vestibular! Quanto aos que continuarão aqui no Frei Gil, lembrem que tudo na vida tem um lado positivo! Vocês terão uma oportunidade de melhora e, de novo, a gente vai se encontrar!
Beijo no coração de cada um! Onde quer que estejam, não importando o que estejam fazendo, sempre estarei torcendo por vocês! Nunca duvidei do potencial de ninguém! Sei que não me decepcionarei. Desculpas pelas aulas chatas e com pouca dinâmica (nunca fui muito boa nisso! ^^), mas confesso que sempre quis que vocês aprendessem!
Sintam-se abraçados “apertadamente”.
Com amor, a profª e amiga Rakel.

2 comentários:

Anônimo disse...

Otimo titulo...
E verdade, a professora mais adorada da escola e você Rakel...

Bjos!

Anônimo disse...

Nossa kel..
aki ta maravilindu...
quase xoro com esse texto da foto..
Ta super lindu...
Bjokas..