segunda-feira, 12 de novembro de 2007

"Locuções verbais, orações subordinadas e alguns amigos"


"Rakel, vc entrou o ano passado na escola e revolucionou no Frei Gil sobre o que é dar aula com simpatia e bastante alegria!
com muito bom humor e tentando sempre ficar com aquele sorriso discreto vc cativou a todos!
mostrou com bastante facilidade que por traz daquele uniforme do frei gil existe uma pessoa com o coração enorme o suficiente pra guardar todos os amigos com folga!
nestes dois anos vc nao me ensinou apenas locuções, me ensinou como ser amigo!
vc nao me ensinou apenas uso de verbos ou coisa parecida, vc me ensinou a ser mais paciente e dedicado!"

(Fernando, 18 anos, meu aluno do Colégio Frei Gil)

Sempre que me falavam de professores, eu ouvia dizer que professor era psicólogo, mãe e pai, amigo, padre (ou pastor ^^), entre outras coisas. Isso me assustava porque, em breve, eu seria uma professora e costumava dizer que comigo isso não aconteceria...
Aconteceu! Acabei me envolvendo com o meu trabalho, acabei me encontrando em algumas situações (não em todas, porque nem tudo é perfeito ¬¬)! Confesso! Acabei gostando de estar em sala de aula.
Depoimentos como o de Fernando alegram em demasia o meu coração, pois sinto que - por mais simplista que tenha sido o meu trabalho - consegui fazer algo por eles (ainda que muito pouco!). Me sinto lisonjeada de poder aprender com eles! Isso mesmo! Embora seja eu a professora, todos os dias eles me "dão aulas"... Com eles aprendo o quanto é difícil e importante conviver.... O quanto as diferenças podem separar e aproximar pessoas...

"Rakel, obrigada por tudo! Obrigada por tudo que fez por mim! Não vou te esquecer nunca! Te adoro!"

(Karine, 17 anos, minha aluna do Frei Gil - 3º ano)

No sábado passado, houve uma gincana na escola. Minha equipe (Black Power) perdeu ¬¬... A equipe do 3º ano ganhou. Eles fizeram um círculo e começaram a chorar, pensando na separação... no rumo que cada um ia tomar dali pra frente! Fui chamada pra discursar... Solucei, chorei e não consegui dizer muita coisa... Eles realmente foram importantes pra mim.
Com lágrimas nos olhos e me abraçando apertado, Karine me disse o que escrevi acima... Acredito na sinceridade das palavras dela! Sei que aquela menina foi sincera, não porque tenha chorado ao falar da importância que tive pra ela, mas porque vi que realmente pude ajudar! Chorei com ela, pois sei que ter alunos como Karine é um presente divino! Chorei porque me senti importante! Importante demais...
E entre os muitos aprendizados que tenho "arrancado" de meus alunos, um foi exatamente esse: eu sou importante! (pena que minha "chefa" não aumente meu salário por isso ¬¬)
É muito gratificante perceber que "entre locuções verbais e orações subordinadas, achei alguns amigos - meus alunos".
Obrigada por me ensinarem que - mesmo que tentem me limitar - eu posso ser boa no que faço!

Beijos para meus alunos (que me fazem me sentir - todos os dias - importante), beijos para meus colegas de trabalho, beijos para meus amigos (incluo aqui Lenny, minha sobrinha linda e diva "mais diva" do planeta, e Alê, a rockeira mais "tanza" e legal que já conheci) e Cris - minha melhor amiga e "chuva forte que caiu no meu Saara".


Amo todos vocês!

4 comentários:

M disse...

aaaaaaaai tiaaaaaaaa!
que post mais lindo.. nossa, cara.
Acho que o 3ºrão é um ano lindo, pra alunos e professores, uma pena eu nao ter uma turma tao bacana de escola e nem uma professora tao doce, dedicada e linda como você :D
com certeza, merece todos os elogios de seus alunos!
eles têm muita sorte.
eu fiquei me sentindo aqui pelo beijo, hehehe.

;***

Unknown disse...

Queria ser doce que nem tu!

mas sou bruta! :(

mas mermo assim tu me ama: "chuva forte no meu Saara" :)

Mas eu tbm te amo!

bjo!

Unknown disse...

Koee tanzaa porra mane na moral
tuh deve ser pica das galáxias dando aula =D por ki eu ti amuuu
po fika na pax ae ta fodaaaaah a postagem
bjOOo tanzaa!!!!!!!!!!!!

Fernando Costa disse...

oi Rakel!
sua chefa devia mesmo aumentar seu salário! rsrs
como vc mesmo brincou, vc é uma personalidade negra!
me sinto muitissimo feliz te ter sido pagina de seu blog e de sua vida, fico certo de que momentos que tivemos estes dois anos ficaram para sempre. Sem dúvidas vc deixará saudades de momentos em sala de aula!
agradeço a DEUS toda vez que consigo cativar uma amizade, agradeço mais ainda quando vejo que ela é sincera e sem interesses!
sua amiga LENNY disse a seguinte frase em um comentário:"eles têm muita sorte", se referindo ao 3°ano, tenho certeza que tivemos sorte sim!!
entre inúmeros de professores vc foi a escolhida para entrar em nossas vidas.(ainda bem)
com isso e muitas outras coisas, disperso-me da pessoa que é pra mim a maior personalidade negra do mundo!!
nós temos muita sorte de ter tido vc como nossa professora!!
com carinho incondicional, EU seu aluno e amigo Fernando!!
fui**
100% feliz por vc existir!!