sábado, 17 de novembro de 2007

"O importante NÃO é competir"


"O importante é competir"...

Engraçado que aqueles que me ensinaram esse jargão, pais e professores, foram os primeiros a me mostrar que competir, apenas, não era o suficiente. Perder era sinônimo de fraqueza, incompetência, burrice... Por algum tempo, minha infância, sempre que eu perdia algo, alguém vinha e dizia que "o importante era competir"! Isso eu tinha feito, apesar de ter perdido (Que maravilha! ¬¬). Mais tarde, estando eu já na adolescência, perder era sinônimo de punição. Nunca admitiram que eu perdesse! E o pior de tudo é que eu sou culpada (ou fui.. não sei direito!) por isso. Acabei permitindo que as pessoas criassem uma imagem muito positiva de mim! Estudava muito! Passava dias e dias sem comer, pra ficar em cima de um livro! Tô brincando! rsrsrs Mas eu estudava pra valer. O que aconteceu? Comecei a ser tratada por minha família como a "reencarnação achocolatada de Einstein" (é meio exagerado, mas era assim que eles me consideravam ¬¬).
Bom, e lá fui eu para as "competições" da vida... "Perdi" muitas, além de também "perder" as contas de quantas vezes fui punida - com palavras grosseiras - por conta dessas derrotas. Culpa de quem? Minha! Deixei que eles acreditassem que eu era boa demais (mas, até onde sei, o Einstein não era lá essas coisas na escola ^^. Quem tiver dúvidas, é só estudar sobre ele). Mas mesmo sendo punida, nunca me deixei abater tanto por essas "perdas". Pra mim, o importante nunca foi competir! O importante sempre foi ganhar!
A única vez em que fiquei arrasada, depois de entrar em uma "competição" e "perder", foi há dois anos. Bom, mas só de lembrar me sinto a mulher mais burra do mundo! Como os meus alunos pensam o contrário, é melhor esquecer essa "parada"! ^^
Minha vida, como a de todo mundo, é uma verdadeira competição! E o tal ditado "O importante é competir" não é usado apenas em contextos de práticas esportivas. Minha família sempre usou a expressão em diversas situações. Se o importante é competir, porque tantas "pedras" em mim? Tenho sempre que atender às expectativas? Não, não tenho! E nem você, que tá lendo esse texto, tem essa obrigação! A necessidade de ser boa é algo que me interessa, e não aos outros. Por favor, me aceitem! (sou burra, mas sou legal ^^). Por favor, não me atirem "pedras"... Aliás, "quem nunca tiver perdido (achando que o importante era competir) que atire a primeira pedra!" Opa! Não vejo "pedras" em minha direção... rsrsrs
Mas como vivo em uma sociedade mesquinha e super-egoísta, vou tentar atender às expectativas desse povo. E já que "o importante não é competir", vou "ganhar" daqui pra frente! Prometo!

P.S. Perdendo ou ganhando a "competição", eu sempre serei a mesma Rakel.

Agora é o momento "distribuição de beijos" (^^). Beijos pra Zaca (meu poeta favorito, irmão e amigo), Lenny (sobrinha e amiga que me ensina muito, apesar de a diferença de idade entre a gente ser de... Opa! Esqueci ^^! Valeu, Lenny!), beijos para minha família (que me atura até hoje), para meus alunos (a quem devo muito, muito e muito!) e, finalmente, pra Cris (a chata mais legal que conheço! A minha "chuva!")


Bjão, galera.

Nenhum comentário: